...
Escrito Por Martins Pena
....
INDICAÇÕES
Gênero (s): Comédia
Classificação Indicativa: 14 Anos
SINOPSE
É um texto pertencente ao gênero dramático, QUE aborda de forma sutil e extremamente divertida as controvérsias e confusões de uma família: Fabiana, dona da casa, anda com os nervos a flor da pele pois seu filho Sabino casa-se e traz a esposa, Paulina, para dentro de casa pelo fato de não possui condições para manter uma casa. O irmão de Paulina, Eduardo, tinha como hábito visitar a irmã e a filha de D. Fabiana, Olaia, acaba apaixonando-se e casando-se com ele.
O Marido de D. Fabiana, Sr. Nicolau, só tem tempo de cuidar das coisas da Igreja, vê na carolice uma forma de fugir das responsabilidades familiares. Desta forma o caos se instala: Paulina quer ser a Dona da casa e por ser extremamente birrenta e dominadora tem o marido na palma da mão. Eduardo não trabalha e passa o tempo a tocar rabeca, infernizando os ouvidos de D. Fabiana. Olaia passa o dia todo a ouvir os toques irritantes de seu marido e este irrita-se muito quando sua esposa não quer ser companheira de seus devaneios.
São brigas e confusões que só se resolvem quando a pedido de D. Fabiana o Sr. Anselmo providencia casa para seus filhos: Eduardo e Paulina.
Martins Pena, escritor do Romantismo Brasileiro, através do enredo de QUEM CASA, QUER CASA denuncia a sociedade da época e mostra-se a sua visão da instituição família, que na maioria das vezes, é sempre tão conturbada.
Deixa-nos, ainda, a lição de que é preciso muita maturidade e experiência para se constituir uma família e uma vez constituída que cada um saiba assumir as suas responsabilidades no cerne da mesma.
PERSONAGENS
NICOLAU
FABIANA
OLAIA
SABINO
ANSELMO
EDUARDO
PAULINA
DOIS MENINOS
UM HOMEM
0 comentários:
Postar um comentário